Você é livre?

É interessante pensar sobre liberdade, frequentemente me deparo com a frase "Nascemos tarde demais para explorar a terra e cedo demais para explorar o universo", ela me lembra de que estamos preso ao tempo e à época em que vivemos. Não sei se você já passou por algo parecido, mas eu como amante dos games, ao observar a evolução dos consoles e jogos penso diversas vezes que gostaria de ter nascido no futuro onde poderia aproveitar tecnologias e experiências de games das quais hoje eu nem imagino e isso me traz uma inquietação.

Não consigo avançar no tempo, nasci neste período e estou fadado a experimenta a tecnologia que esta época produziu, quantas mais coisas incríveis o futuro não nos esconde?

A imortalidade, por exemplo, é algo cobiçado pela maioria dos humanos, por este motivo, as religiões pregam a vida eterna e são bem sucedidas convertendo milhares de pessoas. Todos querem viver para sempre. A ciência tem trabalhado na questão que já é discutida como uma possiblidade para humanos viverem muito mais através de alterações no gene humano. Já estão mapeando o genoma e esta possiblidade esta ficando cada vez mais plausível, claro que se hoje isto já fosse possível, eu não teria condições suficientes para pagar pelo tratamento.

Estamos presos às minhas condições financeiras.

Então, se não posso avançar no futuro e viver para explorar o universo e das tecnologias de realidade aumentada, que tal volta ao passado e viver uma incrível aventura marinha?

Bem, seria incrível mas como sou negro, minha aventura mais próxima brigar por um pedaço de pão no porão de um navio negreiro e morrer antes de se chegar ao destino.

Pode parecer pesado, mas, o negro na época de navegações era um negócio que fez com que diversas economias ganhassem força através de uma economia escravista. Um negro escraviza um negro, um branco entra te tira do seu lar e te vende a alguém e de repente, por ele achar que você não passa de uma mercadoria séculos mais tarde o fato de você ter um tom de pele X e não Y faz com que você sofra ofensas nas escolas, faz com que sua família more em uma favela ou um guetto, te exclui de certa forma mesmo quando a sociedade evolui mais.

Estamos presos ao preconceito.

Estou exagerando?
Bem imagine por um segundo que você esta na pele de um negro no navio negreiro, pense em como seria ruim ser arrancado de sua família, pense no contexto da época. Eles não escolheram o racismo ou a escravidão.

Não faz sentido para você?
Bem, imagine então que em busca de condições de vida melhor você tenha se mudado de Israel para Alemanha e aberto um comércio local, e que devido a questões políticas, soldados aparecem um dia na sua porta e dizem para você pegar as suas coisas e entrar em um trem, você e sua família não tem opções e passam a viagem, que não tem destino, de pé, com fome, sem espaço, fazendo suas necessidade em pé e sem ter palavras para poder responder ao seu filho. Eles não escolheram o racismo e a morte.

Talvez ainda não faça tanto sentido, mas, você escolheu a família que você tem?
E se a sua família for extremamente religiosa, do tipo que só fala de sua região e como se essa fosse uma verdade incontestável e universal, agora imagina que você é gay e que aquela religião é contra praticas homossexuais por considera-las pecaminosas? A pessoa não escolheu nada daquilo mas ainda tem que passar por tudo isso.

Ok, e se você de repente nasceu em uma favela, sem condições de comprar nada de valor muito alto e sofre a vida inteira preconceitos por isso? Apesar de nunca ter se envolvido com drogas ou com o crime, ter sido parado diversas vezes por policiais, ou ser sempre seguido por seguranças em todo shopping ou mesmo sofrer olhares tortos pelo modo que você se veste? Acho que estas pessoas também não escolheram suas classes sociais.

Você se acha livre?

Eu acho que sim, pelo menos muito mais livre do que pessoas no passado.
Você pode não ter nascido na época das explorações espaciais mas nasceu em uma época em que as pessoas não dependem mais da fé para curar enfermidades, não foram as fogueiras que mataram bruxas ou as orações de padres que evitaram que epidemias matassem diversas pessoas. Hoje, graças às vacinas não precisamos mais queimar ninguém.

Talvez ainda não vivamos e nem estejamos vivos no momento em que o humano alcançar a imortalidade mas vivemos o triplo que viviam nossos antepassados com suas expectativas de vida entre 30 e 40 anos.

E sim, o preconceito e o racismo é algo que ainda perdura na sociedade, de modo mascarado, sim, mas real, mas existem motivos para se comemorar, negros aparecem cada vez mais na TV e em locais de respeito e isso é algo que mostra que no futuro ainda é possível que o ser humano evolua o suficiente para finalmente perceber que não há diferença alguma entre indivíduos de tons de pele ou traços culturais diferentes.

Se você é pobre, você pode trabalhar duro, suar, sofrer, chorar estudar e conquistar a vida que seus filhos não escolherão mas que através do seu suor você pode proporcionar a eles. É verdade que existem previlégios na sociedade mas estes existem porque alguém no passado decidiu tentar uma vida melhor, e através de suas conquistas gerações de sua família usufruem desta escolha.

É o que acontece quando você decide entrar em uma universidade pública e inspira familiares a fazerem o mesmo.

E se você ainda acha que nasceu na época errada pense nos gênios do passado, qualquer um deles, que não tinha tecnologia alguma e mesmo assim revolucionaram sociedades, salvaram pessoas que eles nunca conheceram e inspiram a imaginação de pessoas? Imagina a dificuldade enfrentada por Tesla, por Einstein, por Merie Curie e diversos outros cientistas que, presos a sua época, não pararam para pensar em como estavam presos às condições que foram impostas a eles mas que decidiram trabalhar por algo e foram bem sucedidos nisso? Essas pessoas não morreram, seus nomes não foram esquecidos.

Se há algo que você realmente esteja preso, esta coisa são suas escolhas. Faça-as bem.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Major System - A técnica do sistema maior, o que é e como criar?

Como fazer um Palacio da Mente

Aprenda a Aprender!